Jornada apresenta oportunidade de negócios sustentáveis‏

Fazenda Yrerê, dos empresários Gerson e Dadá Marques será um case a ser visitado
JBO/Maurício Maron

Apoiada no conceito de desenvolvimento sustentável, que concilia crescimento econômico com respeito ao meio ambiente e o estímulo à geração de renda para comunidades locais, será realizada a Jornada Oportunidades de Negócios na Floresta entre os dias 29 de julho a 1º de agosto, no Centro de Convenções de Ilhéus. O evento é gratuito e terá, simultaneamente, uma Feira de Oportunidades com exposição de produtos das comunidades locais e apresentações artísticas.

As inscrições podem ser feitas no Ponto de Atendimento do Sebrae em Ilhéus, na Praça José Marcelino, 100, Centro, ou pelo telefone (73) 3634-4068.

A abertura oficial acontece na quarta-feira, 29, às 19h, com uma palestra sobre o case de Medellín, na Colômbia, revelando as iniciativas que tornaram a cidade uma referência mundial em economia criativa. Para falar sobre aspectos como a valorização dos espaços públicos, integração dos sistemas de transporte e outras intervenções urbanas, o convidado é o ex-secretário das pastas de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, Jorge Melguizo.

“As cidades com maior grau de atratividade de investimento e maior possibilidade de êxito nos negócios devem ter a capacidade de criar um ambiente favorável à atração e retenção de talentos. Medellin é um exemplo porque conseguiu sair do perfil de cidade mais violenta do mundo para cidade com alto índice de inovação”, afirma a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

No dia 30 será realizado o I Encontro de Turismo de Experiência do Sul da Bahia, um evento para empresas que trabalham com produção associada ao turismo nos setores de economia criativa e turismo. O objetivo é auxiliar os empresários no desenvolvimento de uma visão ampla e mercadológica da atividade turística para aprimorar o desenvolvimento de produtos e serviços neste setor.

O III Seminário Florestas de Chocolate acontece no dia seguinte, com oficinas e mesas redondas sobre temas como: Aspectos bioquímicos da qualidade do cacau; Influência da secagem e torração na qualidade e funcionalidade do cacau; e mais as iniciativas relevantes para a consolidação da cadeia de cacau e chocolates de origem sul da Bahia. Também será assinado um convênio entre o Instituto Cabruca e a Faculdade de Ilhéus, criando o curso de pós-graduação em Chocolataria Goumert na instituição de ensino.

O último dia do evento terá uma aula prática na Fazenda Yrerê, no Km 11 da rodovia Ilhéus-Itabuna. A fazenda foi transformada em um ponto de visitação do turismo rural e, nos últimos quatro anos, recebeu mais de três mil turistas para conhecer o plantio de cacau, saborear o chocolate gourmet da região, caminhar por trilhas na mata e ver, de perto, a realidade da paisagem natural e humana que inspirou a ficção do escritor Jorge Amado. “O segmento turístico rural tem potencial para ser um negócio muito lucrativo, agregando novos valores às fazendas de cacau”, afirma o proprietário Gerson Marques, que é atendido pelo projeto do Sebrae Indústria Setorial Ilhéus - Derivados de Cacau.

A Jornada Oportunidades de Negócios na Floresta é uma realização do Sebrae, do Instituto Arapyaú e do Instituto Cabruca.